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IAD Instituto de Artes e Design


proposta de formação

O Curso de Dança – Licenciatura busca colocar em prática propostas e reflexões que evidenciam a importância da arte, do conhecimento estético e do conhecimento construído através do movimento enquanto arte. Com abordagem pedagógica que acolhe a diversidade e vê nela a possibilidade de criação e da experiência com a exuberância polissêmica do corpo, busca estratégia para a construção de um currículo que não esteja prisioneiro de padrões estéticos ou de técnicas codificadas. Busca trabalhar com princípios inerentes à linguagem corporal, permitindo que aluno a faça suas escolhas estéticas e técnicas e seus cruzamentos entre estas e teorias, entendendo que toda opção estética é uma opção política, assim como toda ação é uma ação política.

onde atua o graduado de licenciatura em dança?


O Licenciado em Dança constitui-se em um profissional habilitado a ministrar atividades educativas na área de Dança no ensino do sistema formal (educação infantil, ensino fundamental e médio) e não formal, realizadas em escolas particulares ou públicas, academias, clubes, indústrias, empresas, centros comunitários, companhias de dança, grupos de terceira idade, ONG's, escolas de dança, entre outros.

perfil do profissional egresso


A formação desenhada neste Projeto Político Pedagógico tem o intuito de formar um professor-artista-pesquisador, agente cultural, que aponte para a necessidade da arte na educação, em especial a dança; que seja propositor de experiências educacionais e artísticas que contribuam com o fomento e a democratização da arte e da educação integral do indivíduo; que trabalhe no sentido da ampliação e difusão deste campo de conhecimento. Buscamos formar um profissional que saiba trabalhar com a diferença, com a interdisciplinaridade, o risco e a transformação na construção do conhecimento.

competências e habilidades


Ministrar aulas de Dança na educação infantil, no ensino fundamental e médio do ensino do sistema formal, e no ensino não formal; Interferir na concepção educacional global das escolas, incentivando práxis pedagógicas que visem a formação integral do ser humano; Defender o espaço da dança nas escolas, e da necessidade da arte do corpo para o indivíduo, com atuação competente e transformadora, implementando o processo de democratização do acesso ao conhecimento das manifestações artísticas; Desenvolver atividades pedagógicas, no campo da dança, que estimulem a construção do conhecimento em artes, o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da capacidade criativa dos alunos; Desenvolver experiências em dança, a partir do contexto dos alunos, respeitando seu desenvolvimento corporal, psicomotor e afetivo; Desenvolver atividades integradoras com outras áreas do conhecimento humano, por meio da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; Atuar como agente cultural e incentivador de atividades artísticas no meio sócio-político-educacional em que atue; Reconhecer e utilizar diferentes abordagens metodológicas ligadas ao ensino das artes e da dança, compreendendo a complexidade dos fenômenos artísticos e do ser humano; Identificar, reconhecer, analisar e avaliar as produções de artes cênicas contemporâneas e incentivar o seu conhecimento; Incentivar a produção em artes cênicas e o convívio com essas artes nas escolas em que atuar; Usar uma linguagem corporal, demonstrando ter desenvolvido, na fase de formação profissional, seu potencial criativo e técnico, com capacidade de reflexão crítica sobre sua própria atuação/produção; e Pesquisar e investir na sua própria formação.