home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design


funcionamento do curso

Integrante do conjunto de cursos que compõem o Centro de Artes da UFPel, o Curso de Dança é uma graduação na modalidade licenciatura, com duração de 8 semestres, que exige a integralização de um total de 2.944 horas e respeita o regime acadêmico semestral. As aulas ocorrem na cidade de Pelotas/RS, prioritariamente no prédio localizado à Rua Tamandaré nº 275 - Porto, local onde também ocorrem as aulas do Curso de Teatro-Licenciatura. Trata-se de uma área que fica há cerca de 5 minutos do centro da cidade, com diversas linhas de ônibus e restaurantes. A área do Porto, como é conhecida, engloba diversos prédios e cursos de graduação e pós-graduação da UFPEL e concentra grande parte da vida universitária da cidade.

Quais são as formas de ingresso?


A UFPEL é uma universidade pública federal e, portanto, gratuita para todos os estudantes. Existem três formas de ingresso no curso, a saber: (1) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de seu resultado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), (2) pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e (3) pelo ingresso extra-vestibular nas modalidades de reopção (para alunos da UFPEL que desejam mudar de curso), reingresso (estudantes em trancamento que desejam retorno ao curso), transferência voluntária (para alunos de outras IES que desejam ingressar no curso) e ingresso como portador de título (para já graduados que desejam realizar o curso). Esta segunda forma, ingresso extra-vestibular, é regulamentada mediante publicação de edital na página do Departamento de Registros Acadêmicos, neste endereço: http://ufpel.edu.br/alunos/. Geralmente o edital é publicado cerca de dois meses antes do término dos semestres. Em cada semestre consta no edital o número de vagas para cada curso e são publicados, em anexo, os critérios de seleção para o curso onde são definidas as modalidades que serão aceitas e critérios eliminatórios e classificatórios de seleção para os candidatos. As vagas do ingresso extra-vestibular são oriundas de estudantes que abandonam o curso em diversos períodos e a definição dos critérios tem relação direta com a possibilidade estrutural do curso em receber os estudantes, sem prejuízo com a qualidade de ensino.

Quando acontecem as aulas?


As aulas são concentradas no período da noite, no horário das 19h às 22h20min. Ocorrem também atividades em outros turnos (manhã e tarde), especialmente de pesquisa, extensão e formação livre, atividades necessárias ao complemento da carga horária total a ser integralizada, pelo aluno, para conclusão do curso. As atividades de formação livre são ofertadas, também, pelas demais graduações da UFPEL.

Como é distribuída a carga horária do curso?


Todas as atividades previstas para a obtenção do grau de Licenciado em Dança estão organizadas em três Núcleos: 1. Formação Específica; 2. Formação Complementar; 3. Formação Livre. A carga horária total é integralizada a partir de disciplinas obrigatórias (formação específica) e atividades de formação livre e complementar, que o estudante pode escolher entre as atividades ofertadas pelo curso de Dança ou por outros cursos da UFPEL, mediante orientação da matrícula pelo colegiado de curso e de acordo com a tabela disponível neste link.

O aluno realiza estágio e trabalho final?


O estágio supervisionado é componente curricular obrigatório. Na grade curricular observa-se a descrição dos três estágios obrigatórios e suas respectivas cargas-horárias: Estágio em Dança I (6º semestre – 136h), Estágio em Dança II (7º semestre – 136h), Estágio em Dança III (8º semestre – 136h). Durante o 7º e 8º semestre do curso os estudantes cursarão, respectivamente, Projeto em Dança I (TCC), carga horária de 34h, e Projeto em Dança II (TCC), carga horária de 68h, e desenvolverão o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de elaborar e executar um projeto de pesquisa, sob acompanhamento de um professor orientador, referente à questão do campo de conhecimento da dança ou da dança na interface com outros campos de conhecimento.