
proposta de formação
A finalidade do curso é a formação de um docente comprometido com a construção do conhecimento, uma produção através do trabalho com valor social, uma prática refletida na teoria que é devolvida à prática. Um profissional cujo trabalho seja reconhecido pelo coletivo da instituição e pela sociedade.
onde atua o graduado de licenciatura em música?
Os professores graduados estarão habilitados para atuar na rede de ensino, bem como em escolinhas de arte, escolas de música, formação de grupos corais e instrumentais, oficinas de arte para adultos, idosos.
perfil do profissional egresso
Com base nas exigências da Lei n.9.394/96 da Educação Nacional, e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o egresso deverá:
1. ter competência específica para o exercício profissional como educador musical atuando nos diversos níveis da educação básica (do Art. 21 da Lei n.9394/96);
2. ser um apreciador de arte em geral, e a música em especial, com uma abrangente formação cultural e humanística, sensível a todas as formas de manifestação artística;
3. compreender a arte como área específica do conhecimento humano e como elemento imprescindível para uma formação integral do estudante;
4. articular as diversas representações que formam o campo musical, objetivando a construção do conhecimento, proporcionando às crianças, jovens e adultos do campo escolar e não-escolar, o acesso à cultural musical para poder refletir sobre suas manifestações;
5. ter consciência e ser capaz de argumentar sobre a importância da arte e da música como área de conhecimento nas escolas, através da sua atuação competente e transformadora;
6. ser capaz de examinar, compreender e discutir as questões concernentes à área de educação musical nos mais diversos níveis da educação básica;
7. desenvolver a capacidade criativa de articular vários métodos, processos, formas, materiais e valores estéticos na prática pedagógico-musical, envolvendo o pensamento crítico-reflexivo;
8. utilizar de forma adequada metodologias e técnicas, bem como recursos tecnológicos na pedagogia musical, adaptando-se à realidade educacional;
9. desenvolver a capacidade de elaborar projetos de pesquisa, visando a intervenção no seu meio de atuação;
10. ser um profissional capaz de lidar com a complexidade dos fenômenos educativos-musicais, em suas várias demandas e especificidades de acordo com os diversos campos de atuação;
11. ser capaz de desenvolver atividades integradoras com as outras áreas do conhecimento humano, visando empreender projetos que possam criar e difundir a cultura e seu desenvolvimento.
12. desenvolver atividades, em sua área específica de docência, que estimulem a construção do conhecimento em música, o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da capacidade criativa dos alunos.
competências e habilidades
Na prática pedagógico-musical: (a) dominar os conteúdos a serem ensinados, suas traduções em objetivos a serem alcançados além de suas transposições didáticas; (b) distanciar-se da dicotomia entre a teoria e a prática do ensino musical;
(c) organizar e dirigir e avaliar situações de aprendizado musical diversas;
(d) planejar as aulas, podendo modificá-las e refazê-las se for preciso;
- avaliar os alunos no decorrer de todo o processo de desenvolvimento musical dos mesmos.
- trabalhar sob uma preceptiva educacional afetiva, cognitiva, psico-motora e cultural;
- contextualizar o ensino de música oferecido com os contextos socio-econômico-cultural dos alunos;
Na aprendizagem dos alunos: (a) envolver os alunos nas atividades propostas ;
- possibilitar e relacionar as vivências musicais novas e as dos alunos ao ensino de música;
(b) incentivar a participação dos alunos na aula de música;
- incentivar um olhar mais crítico dos alunos sobre a realidade musical e sobre músicas que não conhecem;
(c) comprometer o aluno no processo de sua própria aprendizagem;
- despertar os alunos para a música;
- envolver os alunos em atividades curriculares e extracurriculares;
(d) motivar a participação e envolvimento das famílias dos alunos nas atividades musicais desenvolvidas;
Nas instituições de ensino: (a) compreender as formas de estruturação do sistema educacional de ensino;
(b) reconhecer em sua prática pedagógica a função social da escola; (c) atuar politicamente na instituição onde trabalha;
(d) fundamentar a importância da aula de música na educação do ser humano.
