home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design
licenciatura em teatro

formação complementar

Estão compreendidas dentro desta modalidade de atividade, os estudos dirigidos; a participação em projetos de pesquisa, em projetos de extensão, em monitoria, em seminários e em eventos científicos, extensionistas e/ou culturais; a participação em cursos e oficinas da área de artes cênicas fora do âmbito universitário; a apresentação de trabalhos em congressos científicos; as atividades de intercâmbio cultural e estágios profissionais. Tais atividades devem somar, no mínimo, 200 horas.

As atividades de formação acadêmica de cada aluno como, por exemplo, a participação em projetos de pesquisa, em projetos de extensão, em monitoria e outros, deverão ser apreciados e aprovados pelo Colegiado do Curso, podendo vir a contabilizar horas para integralização curricular.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, as atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

tabela de parâmetros para as atividades complementares de formação
atividade Tipo de participação Modo de comprovação
Espetáculos de teatro/dança.

Diretor/criador/concepção de espetáculo Declaração em papel
(ou certificado) da companhia ou grupo, escola ou academia, com o nome do espetáculo, a sinopse e a carga horária discriminada.
Ator-dançarino participante de espetáculo Declaração em papel
(ou certificado, atestado) da companhia, grupo e/ou escola de dança/teatro, instituição, com a carga horária discriminada.
Projetos de Extensão vinculados à universidade.
Participação Certificado
Organização Certificado
Ministrante de oficinas Certificado
Apresentação de trabalhos (pôster, comunicação oral, palestras) Certificado
Congressos, encontros, cursos, oficinas, jornadas, conferências, festivais
(em nível local, regional, nacional e internacional).

Participação Certificado
Organização Certificado
Apresentação de trabalhos científicos (pôster, comunicação oral, palestras) Certificado
Apresentação de trabalhos artísticos Certificado
Monitoria Docência não atrelada aos estágios Atestado da coordenação do curso e /ou IES
Grupo teatral ou companhia de dança Participação em aulas e ensaios de dança e/ou teatro Declaração em papel da direção (ou certificado) com carga horária discriminada
Pesquisa Bolsa de Iniciação científica Declaração em papel do orientador e comprovante
Outra modalidade de pesquisa / participação em projeto de pesquisa
(fora da instituição)
Declaração em papel do orientador e comprovante
Publicação de artigos (revistas científicas / periódicos/ jornais) Certificado ou cópia da revista científica, periódico ou jornal


como faço para validar minhas comprovações?


Cada tipo de atividade complementar demanda um modo de comprovação. Após a comprovação haverá um cadastro que validará as horas de atividades. Cada acadêmico deverá organizar uma pasta com a documentação e apresentá-la na coordenação do curso de teatro de uma só vez, no semestre que antecede a colação de grau.
conceitual teatro