home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design
conceitual design
bacharelado em design gráfico

currículo do curso

O curso de bacharelado em design gráfico tem seu percurso de formação dividido em três núcleos de formação onde o estudante deve cumprir o mínimo de horas estabalecido para cada núcleo, conforme o quadro abaixo.

necessidade de horas para integralização do curso

formação específica
constituída pelas disciplinas obrigatórias
que são ofertadas em cada semestre
1884,2h70,3%510,3h285h19%10,7%100%2679,5h
formação complementar
formada pelas atividades complementares
de ensino, pesquisa e extensão (ver tabelas)

formação livre
composta por disciplinas ofertadas pelos
cursos de design e por outros cursos da UFPEL
que podem ser escolhidas durante a matrícula

total de horas do curso
Clique nos semestres para ver as disciplinas, ementas e pré-requisitos:

1º semestre
Projeto de Cartaz (1440184) 2h/2c
O cartaz como meio de comunicação e como expressão de cultura: teoria, história e seus criadores; Metodologia projetual para o projeto de cartazes autorais.
Pré-requisitos: não há.


Fundamentos da Linguagem Visual I (0110092) 4h/4c
Desenvolvimento da capacidade de ver. Organizações de relações visuais bidimensionais. Estudo da forma. Escala acromática.
Pré-requisitos: não há.


Percepção Espacial (1440183) 4h/4c
Percepção, possibilidades expressivas e elementos plásticos do espaço tridimensional.
Pré-requisitos: não há.


Introdução ao Design Gráfico (0110182) 4h/4c
Conceito de Design. Abordagem teórico-prática do Design Gráfico. Tipografia. Cores. Noções de metodologia do projeto.
Pré-requisitos: não há.

Fundamentos do Desenho I (0110201) 4h/4c
Introdução à linguagem gráfica com ênfase no caráter experimental. Elementos Básicos, Materiais e Instrumentos. Percepção e Composição. Apreciação e Crítica.
Pré-requisitos: não há.


Iconologia da Arte I (0590168) 2h/2c
Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo. Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica voltada para o design.
Pré-requisitos: não há.
2º semestre
Fundamentos da Linguagem Visual II (0110095) 4h/4c
Percepção da cor, aspectos físicos, fisiológicos e culturais. Estudo teórico/prático das relações cromáticas nas artes plásticas e gráficas.
Pré-requisitos:Fundamentos da linguagem visual I, Fundamentos do Desenho I.


Fundamentos do Desenho II (0110205) 4h/4c
Investigação e experimentação em Desenho de observação e Imaginação. Expressão e Representação Gráfica. Espaço e Forma. Apreciação e Crítica.
Pré-requisitos: Fundamentos do Desenho I.


Metodologia projetual em design (0110184) 4h/4c
Conceito de metodologia projetual. Abordagem tecnológica, econômica e sócio-cultural. Técnicas de determinação de necessidades e problemas do projeto. Técnicas de pesquisa e levantamento de dados. Técnicas de análises. Identificação de meios materiais e conceituais do projeto. Técnicas de criatividade. Técnicas de gerência de projeto. Método de desenvolvimento.
Pré-requisitos: Fundamentos da Linguagem Visual I.


Ergonomia (0110183) 2h/2c
Conceito de ergonomia. Abordagem teórico-prática dos fundamentos gerais da ergonomia. Ergonomia em Design de Produto. Ergonomia Informacional. Ergonomia e Interação Humano-Computador.
Pré-requisitos: Percepção espacial.


Iconologia da Arte II (0590173) 2h/2c
Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica voltada para o design. Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo. Desenvolvimento de uma visão de estética aplicada, contemplando os múltiplos contextos históricos em que se produziram artefatos utilitários dotados de qualidades estéticas, funcionais, ergonômicas.
Pré-requisitos: Iconologia da Arte I.


3º semestre
Fotografia (0110058) 4h/4c
Instrumentalização para a prática fotográfica, fotoquímica, da operação de câmaras às atividades laboratoriais
Pré-requisitos: Fundamentos da Linguagem Visual II.


Ilustração (0110203) 4h/4c
Projeto em ilustração: conceito, processos criativos, materiais e técnicas. Produção e aplicabilidade: ilustração documental e didática, ilustração editorial, ilustração de moda, ilustração publicitária. Apreciação e crítica.
Pré-requisitos: Fundamentos do Desenho II e Fundamentos da Linguagem Visual II.


Design da Informação (0110204) 4h/4c
Conceitos e fundamentos do design da informação. Elementos e estruturas de sistemas de informação gráfica. O usuário da informação. Níveis de organização visual em documentos gráficos. Análise de interfaces gráficas (analógicas e digitais). Metodologia de projetos em design da informação.
Pré-requisitos: Metodologia Projetual em Design.


Desenho da Figura Humana (0110202) 4h/4c
A representação gráfica da figura humana a partir do desenho de observação do modelo vivo, segundo os aspectos estruturais, formais e espaciais, histórico-crítico, materiais e técnicos.
Pré-requisitos: Fundamentos do Desenho II.



Fundamentos da Comunicação (0590174) 2h/2c
O fenômeno da comunicação: conceitos, processos e contextos. Contribuições multidisciplinares: teorias filosóficas, críticas, sociais, culturais e tecnológicas. Perspectivas voltadas a signos, linguagens, identidade e complexidade.
Pré-requisitos: Iconologia da Arte II.


História do Design (0590167) 2h/2c
Fundamentos teóricos que possibilitem ao aluno a construção da historiografia do Design. Estudo da seqüência histórica dos movimentos e fatos relacionados com a História do Design, possibilitando ao aluno estabelecer uma visão crítica da realidade presente. Estudo do processo histórico sempre relacionando o design com a sociedade e sua época.
Pré-requisitos: Iconologia da Arte II.


4º semestre
Tipografia I (0110207) 4h/4c
Estudo histórico da tipografia. Sistemas de composição (manual, mecânico, fotoquímico, digital). Análise formal dos tipos: classificações, nomenclaturas, anatomia e métrica. Análise combinatória dos tipos. Legibilidade. Cor e tipografia. Retórica tipográfica. Pesquisas em tipografia
Pré-requisitos: Fundamentos da Linguagem Visual II e Metodologia Projetual em Design.


Identidade Visual (0110226) 4h/4c
Conhecimento sobre a função da identidade visual no design gráfico bem como seu projeto e execução.
Pré-requisitos: Design da informação.


Produção Gráfica (0110227) 4h/4c
Evolução histórica dos processos gráficos. Processos de pré-impressão e impressão. Preparação de originais. Fechamento de arquivos. Controle de qualidade de originais, provas e impressão. Estudo dos materiais e suas aplicações na produção gráfica. Noções de custos de produção. Processos de impressão. Processos de pós-impressão: Acabamento gráfico. Visitação a gráficas.
Pré-requisitos: Design da informação e projeto de cartaz.


Teoria e crítica do design (0590177) 2h/2c
Fundamentos teóricos e estudos de caso que proporcionem ao aluno uma visão crítica sobre o design.
Pré-requisitos: Fundamentos da comunicação.


Metodologia de pesquisa em design (0590178) 2h/2c
Metodologia de pesquisa aplicáveis à área de Design.
A problemática metodológica da ciência e seu surgimento.
Pré-requisitos: História do design.

5º semestre
Tipografia II (0110228) 4h/4c
Tipografia digital: caracterização. Tipografia em mídias digitais (estática, em movimento e hipermídia). Estudos sobre legibilidade. Pixel fonts. Design de tipos – typeface design características e técnicas). Qualidade tipográfica. Desenvolvimento e implementação de fonte digital.
Pré-requisitos: Tipografia I.


Design Editorial (1440186) 6h/6c
Fundamentos teóricos e práticos que possibilitem a conceituação e o desenvolvimento de projetos gráficos editoriais. Estudo de diferentes objetos do segmento editorial (periódicos, livros, institucionais). Desenvolvimento de projetos gráficos editoriais em segmentos e/ou objetos específicos.
Pré-requisitos: Produção Gráfica.


<Direção de Criação (1440185) 2h/2c
Desenvolvimento de parâmetros e metodologias de trabalho para a direção de arte em projetos digitais e gráficos, integração de competências para aplicação e avaliação dos projetos em todas as fases do desenvolvimento.
Pré-requisitos: Metodologia Projetual em Design e Identidade Visual.


Projeto de Embalagem (0110253) 4h/4c
Panorama histórico da embalagem. As embalagens e suas características (tipos e funções). Escopo da indústria de embalagem e a embalagem enquanto composto mercadológico. Embalagem estrutural e embalagem gráfica. Produção de embalagens: tecnologia e materiais. Embalagem e meio ambiente. Design de embalagem: metodologias e desenvolvimento do projeto gráfico.
Pré-requisitos: Produção Gráfica.


6º semestre
Projeto de Graduação I (1440188) 4h/4c
Construir o projeto final de conclusão de curso em design digital, permitindo sua execução em semestre posterior.
Pré-requisitos: Metodologia da Pesquisa em Design e Direção de Criação.


Semiótica (0110232) 2h/2c
Estudo das teorias da significação tendo em vista suas possibilidades de análise de distintos objetos e manifestações culturais.
Pré-requisitos: Fundamentos da comunicação.



Marketing Aplicado ao Design (1440187) 2h/2c
Conceituação e objetivos do Marketing. Ambiente do Marketing. Sistemas de Marketing. Marketing Estratégico. Sistema de informações. Mercado e Comportamento dos Consumidores.
Pré-requisitos: não há.


Ética e legislação (0830026) 2h/2c
Conceituação do direito moral e ética. Direito e garantias constitucionais. Direito do trabalho. Direito comercial. Direito do consumidor. Direi-
to autoral. Direito civil. Ética profissional.
Pré-requisitos: não há.

7º semestre
Projeto de Graduação II (1440189) 8h/8c
Executar a primeira parte do projeto de graduação apresentado em semestre anterior, promovendo experiência da atividade projetual profissional.
Pré-requisitos: Projeto de Graduação I.


Agenciamento profissional (0110142) 2h/2c
Mecanismos de inserção e atuação no mercado de trabalho. Registro e documentação da atividade profissional. Produção de portfólio pessoal.
Pré-requisitos: Marketing.

8º semestre
Estágio profissional (0110255) 240 horas totais
Atividade prática (estágio profissional) supervisionada na área de design, seguindo regimento próprio e podendo ser realizada em setor público ou privado. Acompanhamento indireto da interação empresa-universidade (via relatórios, reuniões, visitas ocasionais ao campo de estágios).
Pré-requisitos: Agenciamento Profissional.


Projeto de Graduação III (1440190) 8h/8c
De acordo com o projeto apresentado na disciplina de Projeto de Graduação I e iniciado em Projeto de Graduação II com acompanhamento do professor orientador e submetido às normas do TCC apresentadas no projeto pedagógico.
Pré-requisitos: Projeto de Graduação II.


Disciplinas de Formação Livre ofertadas pelo curso
Jogos (0110259) 4h/4c
Desenvolvimento de tecnologias para jogos digitais na web com ferramentas de interação e animação em 2D ou 3D.
Pré-requisitos: não há.

Design de Espaços (0110260) 4h/4c
Desenvolvimento de projetos de sinalização para espaços. Estudo de suas implicações e definições a partir da estrutura espacial existente – seja ela arquitetônica ou não –, de sua importância para os distintos públicos alvo e sua relação com a identidade visual corporativa.
Pré-requisitos: Design da Informação.

Imagem Digital (D000354) 2h/2c
Fundamentação teórico-prática dos sistemas tecnológicos para a imagem digital.
Conhecimento das dinâmicas e suportes para criação de imagens digitais.
Conhecimento sobre a captação, criação e reprodução de imagens digitais.
Pré-requisitos: não há.


Imagem Digital II (0110173) 2h/2c
Estudos sobre a imagem digital em movimento a partir das competências
necessárias ao profissional da pós-produção em motion graphics e efeitos. Contato
prático com as principais ferramentas para as imagens digitais em movimento.
Pré-requisitos: não há.


Design e Cultura (0110178) 2h/2c
Reflexão sociológica e antropológica acerca da cultura como prática social. Imbricação das dinâmicas sociais com as demandas projetuais do design.
Pré-requisitos: Fundamentos da Comunicação.


Modelagem Geométrica e Visual (0110208) 4h/4c
Aplicação de técnicas e conceitos de geração e controle de modelos geométricos. Representação de Materiais. Representação das Fontes de Luz. Modelos de Iluminação.
Pré-requisitos: não há.


Ateliê Livre I (0110220) 4h/4c
Pesquisa e experimentação individual de natureza complementar às atividades propostas.
Pré-requisitos:
não há.


Comunicação Visual Urbana (0110240) 2h/2c
Estudo das principais mídias destinadas a comunicação e sinalização visual no ambiente urbano, suas relações com a cidade, sua gênese e transformação.
Pré-requisitos: Design da Informação.


Animação 2D (0110247) 4h/4c
Animação 2D e seus estilos; analógica e digital; processos da animação 2D;
sincronia labial; história da animação 2D; softwares de animação, coloração e
composição.
Pré-requisitos: não há.


Animação 3D - 4h/4c
Conceitos e técnicas de animação 3D. Utilização de software para animação 3D.
Pré-requisitos: Modelagem geométrica e visual


Design Aplicado À Publicidade (0110258) 4h/4c
Conhecimento sobre a função do design gráfico na área de publicidade e propaganda.
Pré-requisitos: não há.


História em Quadrinhos (0110111) 4h/4c
A evolução das HQs, os MCM e a HQ, o código lingüistico e imaginário da HQ,
codificação e decodificação da narrativa. Análise crítica e produção de HQ, o arteeducadore a HQ, HQ e aplicabilidade.
Pré-requisitos: Desenho da Figura Humana.


Tecnologias Aplicadas ao Projeto (0110264) 2h/2c
Desenvolvimento prático do trabalho com tecnologias de informação a partir dos conhecimentos teóricos e práticos considerando os diferentes perfis de projetos digitais
Pré-requisitos: não há.


Design de Personagens (1440103) 4h/4c
O que é o design de personagens e quais são as diferentes técnicas e tecnologias para concebê-los e produzí-los
Pré-requisitos: Desenho da Figura Humana.


Gestão do Design (1440191) 2h/2c
Fundamentos de gestão. Gestão do Design. Níveis e modelos de gestão do design. O design e as relações com o mercado sob a ótica da estratégia empresarial e do marketing. Design e inovação. Gestão e sustentabilidade. Design e empreendedorismo.
Pré-requisitos: Marketing Aplicado ao Design.


Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (131027) 4h/4c
Uma introdução à Língua de Sinais, uma comunicação visual, com sua gramática.
Alfabeto manual. Diálogos com estruturas afirmativas, negativas e interrogativas.
Expressões de quantificação e intensidade – adjetivação. Descrição. Narrativa
básica.
Pré-requisitos: não há.


Técnicas de Pesquisa em Experiência do Usuário (1440133) 4h/4c
Design de interação. Experiência do usuário (UX). Coleta de dados para etapas projetuais. Técnicas de pesquisa com usuários. Questões éticas associadas a pesquisa com usuários.
Pré-requisitos: Metodologia Projetual em Design.

Redes Sociais Aplicadas ao Design (1440126) 4h/4c
Redes sociais na internet. Estrutura de rede. Planejamento de redes sociais. Aplicações de redes sociais ao Design Digital. Design para redes sociais. Interfaces digitais e redes sociais.
Pré-requisitos: Fundamentos da Comunicação.

Design de Autor (1440121) 2h/2c
Conhecimento sobre autoria no design: teorias, escolas e criadores. Desenvolvimento de metodologia projetual para a criação de objetos de autor. Autoria e neutralidade. Prestação de serviços e empreendedorismo.
Pré-requisitos: Não há.

Design de Superfícies - 4h/4c
Entendimento do design de superfícies, estamparia suas possibilidades e seus suportes. Estudo de técnicas de produção em design de superfície. Compreensão no desenvolvimento de composição cromática e de padronagem. Aplicação de técnicas de padronagens em diferentes superfícies.
Pré-requisitos: Fundamentos do Desenho II

Tópicos em Design I (D000350) 2h/2c
Tópicos em Design II (D000312) 2h/2c
Tópicos em Design III (D000313) 2h/2c
Tópicos em Design IV (D000314) 2h/2c

Discussão de tópicos especiais em design propostos pelos professores do colegiado. A disciplina funciona como caráter experimental, tendo diferente temática a cada semestre e com cada ministrante.
Pré-requisitos: Não há.

Fotografia e Design (1440062) 4h/4c
Usos e aplicações da fotografia no design. Metodologias e fundamentos do design para criação de imagens fotográficas. Análise e leitura de fotografias. Composição e linguagem na fotografia. Direção de arte em fotografia. Manipulação de imagem.
Pré-requisitos: Fotografia


creative commons] Clique aqui e baixe o currículo para imprimir em formato de bolso.

creative commons] Clique aqui e veja animação de como dobrar o currículo em formato de bolso.

creative commons] Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes