proposta de formação
O curso de Bacharelado em Artes Visuais visa à formação integral dos estudantes para atuar no âmbito da arte e da cultura. Essa formação está pautada no pleno desenvolvimento das competências e habilidades específicas das linguagens visuais, segundo três níveis irradiadores de conhecimento: nível básico, nível de desenvolvimento e nível de aprofundamento.
O nível básico compreende as disciplinas de fundamentação teórico/prática obrigatórias, que promoverão o conhecimento introdutório às artes visuais: percepção, apreciação e criação em artes, fundamentos da linguagem visual, experimentação com os materiais e técnicas próprias dos diferentes saberes, conhecimento das teorias, história e estética. Esta etapa está dividida ao longo dos três primeiros semestres.
O nível de desenvolvimento está distribuído ao longo do 4º, 5º e 6º semestre, compreendendo um conjunto de disciplinas optativas, que devem ser selecionadas conforme as necessidades individuais de cada aluno. É um núcleo específico para favorecimento da autonomia do estudante na escolha de seu próprio percurso de formação dentro do que o curso oferece.
O nível de aprofundamento oportuniza o desenvolvimento de uma produção artística, contemplando a totalidade do processo criativo: percurso, sistematização e significação. Nessa etapa distribuída ao longo dos dois últimos semestres, o aluno trabalha sob a orientação de um professor.
onde atua o graduado de bacharelado em artes visuais?
O profissional de artes visuais atua junto aos setores da arte e da cultura, seja como produtor, crítico, pesquisador, gestor, educador e divulgador das artes visuais, podendo exercer essas atividades em diferentes espaços culturais, sejam eles institucionais (Universidades, Museus, Institutos Culturais, Fundações, Centros e Casas de Cultura, Secretarias de Cultura, Galerias, etc.) e/ou informais (ateliês, coletivos, produtoras, agências, espaços expositivos, etc.).
perfil do profissional egresso
O profissional formado em artes visuais se caracteriza pela atuação junto ao circuito ampliado da arte e da cultura, desempenhando atividades como produtor nas áreas compatíveis com as especificidades de sua formação (pintura, gravura, escultura, desenho, cerâmica, fotografia e outros), como pesquisador em poéticas visuais, como idealizador, gestor e promotor de eventos e espaços culturais (institucionais e/ou informais), como desenvolvedor e divulgador das manifestações artísticas e culturais da sociedade.
competências e habilidades
O aluno do Bacharelado em Artes Visuais deve estar aberto e disposto ao aprendizado, compreendendo que o desenvolvimento dos saberes e conhecimentos necessários a vida e a prática profissional exigem uma postura autônoma, voltada para além dos conhecimentos proporcionados pela universidade. Cabe ao aluno a motivação para buscar e mapear os diversos espaços de aprendizado a partir de experiências profissionais, participação em eventos e demais atividades, sejam em ambiente acadêmico, institucional e/ou espaços informais.
Com relação ao aprendizado das práticas profissionais, o estudante de artes visuais precisa, obrigatoriamente, conhecer e saber empregar desde as ferramentas tradicionais da área até àquelas provenientes do avanço tecnológico. O futuro profissional precisa desenvolver um conjunto de habilidades próprias da área, que articuladas lhe conferem as competências necessárias para elaborar propostas originais, criativas e eficazes.
Com relação às habilidades próprias a todo estudante de ensino superior, incentivamos os estudantes ao contato amplo e irrestrito tanto aos campos específicos das artes visuais como em suas interdisciplinaridades (design, cinema, patrimônio, etc). O aluno deve, por exemplo, ser capaz de ler e desenvolver um pensar crítico, no sentido amplo, a partir dos textos, vídeos, sons e imagens que são utilizados nas componentes curriculares