home cearte | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design


sobre o centro de artes

O Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas foi criado pela portaria 1718 de 04 de novembro de 2010, a partir da junção entre Instituto de Artes e Design e Conservatório de Música.
O Conservatório de Música de Pelotas foi fundado em 1918 e incorporado definitivamente à Universidade no ano de 1983. Abrigou os cursos de Bacharelado em Música – Canto, Bacharelado em Música – Piano, Bacharelado em Música – Violão, Bacharelado em Música – Flauta Transversal, Bacharelado em Música – Violino, Composição e Ciências Musicais.

O Instituto de Artes e Design sediou os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Música, Design Gráfico, Design Digital, Cinema de Animação e Cinema e Audiovisual. Sua origem remonta a Escola de Belas Artes de Pelotas, fundada em 1949 e incorporada à Universidade em 1969. Além dos cursos originários do Conservatório de Música e do Instituto de Artes e Design, fazem parte do Centro de Artes os cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança, criados em 2007 e 2008, respectivamente.
conceitual design