home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design


proposta de formação

O curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual têm como objetivo a formação integral dos estudantes para inserção destes na dinâmica do trabalho e o desenvolvimento das habilidades concernentes. O curso tem como um dos norteadores o estímulo a uma postura empreendedora e proativa dos alunos no sentido de não apenas qualificar no sentido das competências técnicas necessárias, mas estimular a compreensão da dinâmica do campo audiovisual no contexto brasileiro e latino-americano.

onde atua o graduado em cinema e audiovisual?


O profissional formado em cinema e audiovisual atua diretamente no campo de produção audiovisual com relação as demandas de produtos para cinema, televisão e web. O foco da formação não é apenas a realização do produto fílmico, mas também a inserção do audiovisual em outras demandas correlatas. No entanto, este caminho é indissociável da compreensão das linguagens do audiovisual a partir de uma perspectiva histórica e crítica oriunda dos estudos em cinema.

perfil do profissional egresso


Em consonância com a proposta das diretrizes curriculares para os cursos cinema e audiovisual, são estabelecidos alguns parâmetros desejados para os alunos egressos. São utilizados alguns balizamentos presentes no texto-base e adaptações ao perfil profissiográfico desejado pelas condições de desenvolvimento do curso.

Entre as competências e habilidades a serem trabalhadas estão o equilíbrio nos aspectos humanísticos, de informação e comunicação; a integração das experiências de ensino, pesquisa e extensão aplicadas à área do audiovisual; a atuação em práticas de estudos independentes, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual; o estímulo e a promoção da interdisciplinaridade da área de cinema com os outros campos do conhecimento; o fomento e a qualificação, reciclagem e aperfeiçoamento da comunidade, promovendo intercâmbios com entidades nacionais e internacionais na área de Cinema e Audiovisual; a promoção do exercício da cidadania, gerando possibilidades que incentivem o desenvolvimento sustentável das comunidades.
O egresso do curso estará apto a atuar em atividades como roteirista, produtor, diretor, editor, sound designer, diretor de arte, pesquisador e crítico.

Além destas competências, o aluno deverá ser capaz de expressar-se verbalmente e por escrito com clareza, dominando os conceitos e conteúdos referentes ao cinema e audiovisual, destacando-se no bojo destes conteúdos o seu maior diferencial: a habilidade em criar e analisar obras artísticas pelo viés ilustrado das artes visuais.

conceitual design