home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design


funcionamento do curso

O curso de cinema de animação é uma graduação na modalidade bacharelado com a duração de quatro anos totalizando uma formação de 3066 horas mínimas que o estudante deverá cumprir. O curso pertence ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e as aulas acontecem na cidade de Pelotas/RS em um dos prédios do Centro na Rua Alberto Rosa, 62. O local também abriga os cursos de artes visuais bacharelado e licenciatura, música licenciatura, cinema de animação, cinema e audiovisual e design gráfico da universidade. É uma área que fica cerca de 5 minutos do centro de Pelotas, com diversas linhas de ônibus e restaurantes. A área do Porto, como é conhecida, concentra diversos prédios da UFPEL.

Quais são as formas de ingresso?


A UFPEL é uma universidade pública federal e portanto gratuita para todos os estudantes. O curso de cinema de animação tem ingressos no início do ano letivo, entre os meses de janeiro e fevereiro, geralmente. Pelo sistema SISU são ofertadas, anualmente, 25 vagas. Existem três formas de ingresso no curso, a saber: (1) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de seu resultado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), (2) pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e (2) pelo ingresso extra-vestibular nas modalidades de reopção (para alunos da UFPEL que desejam mudar de curso), reingresso (estudantes em trancamento que desejam retorno ao curso), transferência voluntária (para alunos de outras IES que desjam ingressar no curso) e ingresso como portador de título (para já graduados que desejam realizar o curso). Esta segunda forma, ingresso extra-vestibular, é regulamentada mediante publicação de edital na página do Departamento de Registros Acadêmicos, neste endereço: http://ufpel.edu.br/alunos/. Geralmente o edital é publicado cerca de dois meses antes do término dos semestres. Em cada semestre consta no edital o número de vagas para cada curso e são publicados, em anexo, os critérios de seleção para o curso onde são definidas as modalidades que serão aceitas e critérios eliminatórios e classificatórios de seleção para os candidatos. As vagas do ingresso extra-vestibular são oriundas de estudantes que abandonam o curso em diversos períodos e a definição dos critérios tem relação direta com a possibilidade estrutural do curso em receber os estudantes, sem prejuízo com a qualidade de ensino.

Quando acontecem as aulas?


A maioria das aulas acontece no período da noite, no horário das 19h às 22h20min. No entanto o curso é oferecido em turno integral podendo haver disciplinas nos turnos manhã e tarde. Todos os semestres, geralmente, têm uma disciplina ofertada no turno da tarde.

Como é distribuída a carga horária do curso?


A carga horária total é integralizada a partir de disciplinas obigatórias e disciplinas de formação livre e complementar que o estudante pode escolher entre as disciplinas ofertadas pelo design nestas modalidades ou por outros cursos da UFPEL mediante orientação da matrícula pelo colegiado de curso. O restante da carga horária é composta por atividades complementares em pesquisa (produção de conhecimento e iniciação científica) e em extensão (atividades de relação com a comunidade e extensão do conhecimento produzido) por meio de certificados de participação tendo como parâmetro tabela classificatórias das atividades (veja as tabelas).

O aluno realiza estágio e trabalho final?


Durante o 6º e o 7º semestre os estudantes desenvolvem o projeto final de curso que consiste na produção de uma produção audiovisual de animação orientada pelos professores. Além disso, no 8º semestre, é o momento da produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de artigo científico que apresente uma investigação realizada pelos estudantes a partir dos temas correlatos à área.

Na carga horária obrigatória está contido o estágio curricular que é realizado no último semestre do curso (8º semestre). O estágio tem a duração de 180 horas.
conceitual design