home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design
conceitual design


currículo do curso

O curso de bacharelado em cinema de animação tem seu percurso de formação dividido em três núcleos de formação onde o estudante deve cumprir o mínimo de horas estabalecido para cada núcleo, conforme o quadro abaixo.

necessidade de horas para integralização do curso

O bacharelado em cinema de animação possui o total de 2448 horas/aula de formação em disciplinas semanais e 966 horas de disciplinas e atividades complementares sem presença obrigatória em sala de aula. Esta carga horária totaliza 3006 horas (60 minutos) e é dividida em três núcleos de formação:

formação específica

Composta pelas disciplinas obrigatórias que são cursadas ao longo os oito semestres. Esta formação totaliza 2074 horas/aula de disciplinas com aulas semanais e 716 horas de disciplinas que são realizadas sem a presença obrigatória em sala de aula.

formação complementar
São atividades que os estudantes precisam desenvolver durante o curso que não implicam o trabalho em disciplinas da graduação, mas consideram ensino, pesquisa e extensão. O colegiado especifica uma tabela de atividades consideradas válidas que o estudante pode consultar neste link. Não há um máximo para cada atividade, considerando-se um mínimo de diversidade nas atividades apresentadas. Ao final do curso os comprovantes destas atividades são apresentados para integralização. O aluno precisa cumprir 250 horas de atividades complementares no curso.

formação livre
Representa os espaços de autonomia do estudante na escolha das disciplinas de sua formação. É constituída por todas as disciplinas optativas do próprio curso e disciplinas de outras graduações da UFPEL ou de outras IES (incluindo instituições estrangeira quando a formação for aproveitada na UFPEL). O estudante precisa cumprir o total de 272 horas/aula. Este total equivale, por exemplo, a quatro disciplinas de 4h/4c ou oito disciplinas de 2h/2c.
Clique nos semestres para ver as disciplinas, ementas e pré-requisitos:

1º semestre ver horizontalidade
Introdução a Animação (4h/4c) 0110160
Estrutura e armação da figura humana e de objetos. Expressão em movimento. Técnicas e processos de produção em 2D.
Pré-requisitos: não há.


Imagem Digital I (2h/2c) D000224
Fundamentação teórico-prática dos sistemas tecnológicos para a imagem digital. Conhecimento das dinâmicas e suportes para criação de imagens digitais. Conhecimento sobre a captação, criação e reprodução de imagens digitais.
Pré-requisitos: não há.


Fundamentos do Desenho I (4h/4c) 0110201
Introdução à linguagem gráfica com ênfase no caráter experimental. Elementos Básicos, Materiais e Instrumentos. Percepção e Composição. Apreciação e Crítica.
Pré-requisitos: não há.


História do Cinema (4h/4c) 0110177
As possibilidades de interpretação da imagem, através de textos e filmes, promovendo a capacidade de análise crítica. Introdução de autores fundamentais no campo do audiovisual. Apresentação da história do cinema iniciando pelo Primeiro Cinema, passando pelas escolas e gêneros mais representativas.
Pré-requisitos: não há.


Fundamentos da Linguagem Visual I (4h/4c) 0110092
Percepção. Processo de percepção visual. Estudo da forma no campo bidimensional. Valor.
Pré-requisitos: não há.


Introdução a linguagem audiovisual (2h/2c) 0110248
A linguagem no audiovisual. Etapas de produção e os profissionais nos diversos gêneros do audiovisual.
Pré-requisitos: não há.


Introdução ao roteiro (4h/4c) 0110159
A criação de histórias: narrativa audiovisual, melodrama e os componentes de um roteiro.
Pré-requisitos:não há
2º semestre ver horizontalidade
Animação 2D (6h/6c) D000234
Animação 2D e seus estilos; analógica e digital; processos da animação 2D; sincronia labial; história da animação 2D; softwares de animação, coloração e composição.
Pré-requisitos: 0110160 Introdução à Animação


Imagem Digital II (4h/4c) 1440153
Estudos sobre a imagem digital em movimento a partir das competências necessárias ao profissional da pós-produção em motion graphics e efeitos. Contato prático com as principais ferramentas para as imagens digitais em movimento.
Pré-requisitos: 0110165 Imagem Digital


Desenho da Figura Humana (4h/4c) 0110202
Representação gráfica da figura humana a partir do desenho de observação do modelo vivo: Estrutura, Forma e Proporção; Equilíbrio e Tensão. Experimentação com Materiais e Técnicas diversificadas. Apreciação e Crítica.
Pré-requisitos: 0110201 Fundamentos do Desenho I


Roteiro para animação (4h/4c) 0110291
O roteiro de animação: elaboração de roteiros originais e adaptados a partir de aportes teóricos da construção da narrativa. As etapas anteriores ao roteiro. As técnicas de produção de roteiro para animação e a formatação em uma e duas colunas.
Pré-requisitos:0110159 Introdução Ao Roteiro


História da Animação (4h/4c) D000236
Estudo com caráter de repertório, contemplando a evolução técnica e estética da animação.
Pré-requisitos: 0110177 História do Cinema
3º semestre ver horizontalidade
Áudio I (4h/4c) 1440164
Consciência Sonora. Introdução ao conceito e utilização do som na linguagem audiovisual. Processos de produção sonora. Planejamento de áudio. Som direto e som off. Sincronia imagem/som.
Pré-requisitos:não há


Modelagem Geométrica e Visual (4h/4c) 0110208
Aplicação de técnicas e conceitos de geração e controle de modelos geométricos. Representação de Materiais. Representação das Fontes de Luz. Modelos de Iluminação.
Pré-requisitos: 0110202 Desenho da Figura Humana


Design de personagens (4h/4c) 1440103
O que é o design de personagens e quais são as diferentes técnicas e tecnológias para concebê-los e produzí-los.
Pré-requisitos: 0110202 Desenho da Figura Humana


Storyboard (4h/4c) 0110170
Os princípios fundamentais da concepção de um audiovisual. A síntese dos fragmentos do roteiro.
Pré-requisitos: 0110201 Fundamentos do Desenho I


Modelagem Tridimensional de Personagens (4h/4c) 1440194
Desenvolvimento de técnicas de modelagem, texturização e preparação dos personagens para animação em softwares de modelagem e animação
Pré-requisitos: 0110202 Desenho da Figura Humana
4º semestre ver horizontalidade
Áudio II (4h/4c) 1440165
O som entendido como narrativa: da trilha musical aos efeitos sonoros. A finalização de áudio no cinema. Trilha musical original e pesquisada.
Pré-requisitos:1440164 Áudio I


Fotografia (4h/4c) 0110058
Prática fotográfica, visando conhecer as diversas etapas necessárias à sua utilização na cinematografia, com ênfase na fotografia narrativa, técnicas de captação de imagens, utilização de equipamentos e exploração de seus recursos.
Pré-requisitos: não há


Direção de Arte para Animação (4h/4c) 1440039
Conceituação da prática da direção de arte no cinema, fundamentos da linguagem visual para direção de arte, criação de estilo visual, estética para o cinema, fundamentos do estilo visual cinematográfico, projeto e documentação da direção de arte para o filme.
Pré-requisitos: 0110092 Fundamentos da Linguagem Visual I

Animação 3D (4h/4c) 0110302
Aplicação dos conceitos básicos de animação às ferramentas de produção 3d. Ferramentas básicas e intermediárias para animação 3D. Renderização e formatos.
Pré-requisitos: 0110208 Modelagem Geométrica e Visual


Animatic (4h/4c) 1440034
Estrutura da animação a partir do storyboard. Quadros chave, tempo e som sincronizados a imagem.
Pré-requisitos: 0110170 Storyboard
5º semestre ver horizontalidade
Stop-motion (4h/4c) 1440036
Produção de cenários e personagens para stop-motion. Técnicas de captura de imagens, e técnicas para efeitos especiais para stop-motion.
Pré-requisitos: 0110058 Fotografia


Pós Produção em Animação (4h/4c) 1440035
Ferramentas de Pós-Produção (softwares), características de cada etapa da Pós-Produção, ensino e experimentação em pelo menos um software de Pós-Produção.
Pré-requisitos: 1440153 Imagem Digital II


Efeitos Sonoros (4h/4c) 1440017
Abordagem teórica e prática de conteúdos específicos da área de efeitos sonoros. Sonoplastia, foley, desenho de som. Natureza dos efeitos sonoros. Aplicação de efeitos sonoros em diferentes áreas artísticas. Captação, edição e finalização de efeitos sonoros.
Pré-requisitos:1440165 Áudio II


Direção para Animação (4h/4c) 0110288
As especificidades da direção em projetos de animação. Aspectos da direção da animação com ênfase no caráter experimental e intencional.
Pré-requisitos: 1440034 Animatic


Análise Fílmica (4h/4c) 1440038
A disciplina propõe desenvolver instrumental para a reflexão crítica e analítica sobre filmes a partir de discussão e debate sobre a expressão e as linguagens audiovisuais, assim como sobre a produção de sentido, usando o referencial metodológico da análise fílmica. O programa tem ênfase sobre os elementos da linguagem do audiovisual, fundamentos da linguagem visual e relações entre cinema, cultura, experiência social, arte/estética e condições de produção. Tais questões serão pensadas dentro da perspectiva metodológica da análise fílmica.
Pré-requisitos: 0110177 História do Cinema
6º semestre ver horizontalidade
Jogos (4h/4c) 0110259
Desenvolvimento de tecnologias para jogos digitais na web com ferramentas de interação e animação em 2D ou 3D.
Pré-requisitos: 0110302 Animação 3D


Projeto em Animação I (4h semanais) 1440105
Construir o projeto final de conclusão de curso em cinema de animação, permitindo sua execução em semestre posterior.
Pré-requisitos: 0110288 Direção Para Animação


Efeitos Especiais (4h/4c) 1440020
Diferenças entre efeitos visuais e efeitos especiais,produção de efeitos visuais, produção de efeitos especiais, gruas com controle de movimento camera tracking, experimentações
Pré-requisitos: 1440035 Pós-produção em Animação


Produção Executiva (4h/4c) 1440154
A relevância do produtor executivo em todas as etapas cinematográficas. Simulação do trabalho do produtor executivo a partir de um roteiro: da idéia à exibição. Análise de casos de produção e estratégias de distribuição e lançamento. Plano de produção e levantamento de custos de produção
Pré-requisitos: não há


Design para Projeto (2h/2c) 0110193
Inserção prática e teórica no design para o desenvolvimento de projetos audiovisuais. Fornecimento de repertórios específicos do design para a direção de arte e projeto de peças promocionais para distribuição audiovisual.
Pré-requisitos: não há


Agenciamento Profissional (2h/2c) 0110142
Mecanismos de inserção e atuação no mercado de trabalho. Registro e documentação da atividade profissional. Produção de portfólio pessoal.
Pré-requisitos: não há
7º semestre ver horizontalidade
Distribuição e Exibição (2h/2c) 1440013
O cenário de distribuição e exibição do espaço audiovisual brasileiro e suas interpelações institucionais e tecnológicas. Prospecção do desenvolvimento profissional do estudante.
Pré-requisitos:1440154 Produção Executiva


Projeto em Animação II (12h semanais) 1440109
Executar o projeto em animação apresentado em semestre anterior, promovendo experiência da atividade projetual profissional.
Pré-requisitos: Projeto em Animação I 1440105


Metodologia de Pesquisa Científica para Audiovisual (4h/4c) 1440168
Metodologia de pesquisa aplicáveis à área de Cinema e Animação. A problemática metodológica da ciência e seu surgimento.
Pré-requisitos: 1440105 Projeto em Animação I
8º semestre
Estágio Curricular (240h) 1440171
Atividade prática (estágio profissional) supervisionada na área de audiovisual, seguindo regimento próprio e podendo ser realizada em setor público ou privado. Acompanhamento indireto da interação empresa-universidade (via relatórios, reuniões, visitas ocasionais ao campo de estágios.
Pré-requisitos: não há, mas o estudante deve estar no 4º semestre em diante.


Seminário de Orientação (12h semanais) 1440170
Acompanhamento e orientação na produção e finalização do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
Pré-requisitos:1440168 Metodologia Pesquisa Científica Audiovisual
disciplinas optativas ofertadas pelo curso
Trailer e Making Of (2h/2c) 0110289
Ferramentas audiovisuais para promoção de filmes: trailer e making of.
Pré-requisitos: não há.

Audiovisual e Design (2h/2c) 0110265
Conhecimento sobre a integração do audiovisual com o design digital e as tecnologias de desenvolvimento e distribuição de audiovisual nas redes de informação.
Pré-requisitos: não há.


Cinematografias periféricas (2h/2c) 1440016
Exibição de filmes e/ou trechos de filmes para promover repertório de cinema de países fora do eixo Estados Unidos-Europa.
Pré-requisitos: não há.


Oficina de produção de roteiro para audiovisual (4h/4c) 0110290
A experiência na escrita de roteiro: amadurecendo as técnicas e aperfeiçoando a construção da narrativa
Pré-requisitos:
não há.


Libras I (4h/4c) 1310277
Uma introdução à Língua de Sinais, uma comunicação visual, com sua gramática. Alfabeto manual. Diálogos com estruturas afirmativas, negativas e interrogativas. Expressões de quantificação e intensidade – adjetivação. Descrição. Narrativa básica.
Pré-requisitos: não há.


Semiótica Narrativa (2h/2c) 0110200
Programas e percursos narrativos. Figurativização, tematização, enunciação: pessoa, espaço e tempo.
Pré-requisitos: não há.


Ciclo de Cinema I (4h/4c) 1440172
Olhar e debate sobre cinema: discussões e análises fílmicas sobre obras destacadas. Os ciclos são ofertados em sequência, no mínimo um em cada semestre
Pré-requisitos: não há.


Ciclo de Cinema II (4h/4c) 1440155
Olhar e debate sobre cinema: discussões e análises fílmicas sobre obras destacadas. Os ciclos são ofertados em sequência, no mínimo um em cada semestre
Pré-requisitos: não há.


Ciclo de Cinema III (4h/4c) 1440156
Olhar e debate sobre cinema: discussões e análises fílmicas sobre obras destacadas. Os ciclos são ofertados em sequência, no mínimo um em cada semestre
Pré-requisitos: não há.


Ciclo de Cinema IV (4h/4c) 1440157
Olhar e debate sobre cinema: discussões e análises fílmicas sobre obras destacadas. Os ciclos são ofertados em sequência, no mínimo um em cada semestre
Pré-requisitos: não há.


Ciclo de Cinema V (4h/4c) 1440158
Olhar e debate sobre cinema: discussões e análises fílmicas sobre obras destacadas. Os ciclos são ofertados em sequência, no mínimo um em cada semestre
Pré-requisitos: não há.


Ciclo de Cinema VI (4h/4c) 1440159
Olhar e debate sobre cinema: discussões e análises fílmicas sobre obras destacadas. Os ciclos são ofertados em sequência, no mínimo um em cada semestre
Pré-requisitos: não há.


Ciclo de Cinema VII (4h/4c) 1440160
Olhar e debate sobre cinema: discussões e análises fílmicas sobre obras destacadas. Os ciclos são ofertados em sequência, no mínimo um em cada semestre
Pré-requisitos: não há.


Ciclo de Cinema VIII (4h/4c) 1440161
Olhar e debate sobre cinema: discussões e análises fílmicas sobre obras destacadas. Os ciclos são ofertados em sequência, no mínimo um em cada semestre
Pré-requisitos: não há.


História em Quadrinhos (4h/4c) 0110111
A evolução das HQs, os MCM e a HQ, o código lingüistico e imaginário da HQ, codificação e decodificação da narrativa. Análise crítica e produção de HQ, o arte-educador e a HQ, HQ e aplicabilidade.
Pré-requisitos: não há.


Trilha Musical (4h/4c) 1440018
Abordagem teórica e prática de conteúdos específicos da área musical: Linguagem Musical. Elementos básicos da Música. Composição e Arranjo Musical. Percepção e apreciação Musical. Estética Musical e efeitos dramáticos da Música. História da Música. Direitos Autorais. Música Erudita e Música Popular. Música para audiovisual, artes e suportes variados. Narrativa a partir da Música.
Pré-requisitos: não há.


Cinema Pós-Moderno (2h/2c) 1440037
Análise fílmica e apresentação das características da imagem pós-moderna com vistas à compreensão dos elementos indicadores para a construção de um filme pós-moderno.
Pré-requisitos: não há.


Elaboração de Projeto para captação de recursos e apoio (2h/2c) 1440108
Mecanismos de fomento do Cinema: um panorama sobre leis de incentivo e editais no campo audiovisual brasileiro e latino-americano.
Pré-requisitos: não há.


Séries para TV (2h/2c) 1440127
Os formatos de produção de séries na atualidade.
Pré-requisitos: não há.


Videoclipe (2h/2c) 1440173
Produções audiovisuais para o mercado.
Pré-requisitos: não há.


Narrativas Transmidiáticas (2h/2c) 1440106
A estratégia de criação da narrativa fundante que se expande através de outras narrativas e experiências estéticas em diversas plataformas midiáticas, gerando novas formas de produção e consumo de produtos audiovisuais.
Pré-requisitos: não há.


Cinema, design cultura e imaginário (4h/4c) 1440112
Conceitos relacionados à cultura e ao imaginário a partir das imagens técnicas, da arte e da estética no contexto da teoria e da prática do cinema e do design. Pré-requisitos: não há.


Cinema e Educação (2h/2c) 1440107
Compreender a interface entre educação e Cinema em uma sociedade multimídia e na produção cultural.
Pré-requisitos: não há.


Foley (4h/4c) 1440174
Foley: definição e histórico. Técnicas de gravação, coleta e registro de material sonoro. Natureza e características de material sonoro. Projeto, planejamento e realização prática de foley.
Pré-requisitos: não há.


Iconologia da Arte I (2h/2c) 0590168
Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo. Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica.
Pré-requisitos: não há.


Iconologia da Arte II (2h/2c) 0590173
Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica. Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo. Desenvolvimento de uma visão de estética aplicada, contemplando os múltiplos contextos históricos.
Pré-requisitos: 0590168 Iconologia da Arte I


Animação (4h/4c) 1440022
Introdução a Animação para realizadores audiovisuais live-action. História, princípios e técnicas principais do Cinema de Animação.
Pré-requisitos: não há.


Produção de Audiovisuais para Televisão (4h/4c) 1440129
Teoria e prática sobre a produção televisual. Particularidades da organização de produção para a televisão.
Pré-requisitos: não há


Comunicação e Cultura (2h/2c) 1440023
Reflexão sociológica e antropológica acerca da cultura como prática social. Imbricação das dinâmicas sociais com a comunicação.
Pré-requisitos: não há


História e Teoria do Documentário (2h/2c) 1440008
Ampla visão da prática documental numa perspectiva histórica e conceitual.
Pré-requisitos: 0110177 História do Cinema


Narrativas Sonoras (4h/4c) D000286
Consciência Sonora. Sonoplastia. Processos de produção sonora. Planejamento de áudio. Som direto e biblioteca de som. Sincronia imagem/som.
Pré-requisitos: 1440165 Áudio II


equivalências de disciplinas reformulação curricular
A tabela abaixo define as equivalências de disciplinas considerando a reformulação curricular ocorrida até a versão atual do Projeto Pedagógico do Curso, processo 23110.001664/2012-96, aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPEL na data de 19 de dezembro de 2013. Os estudantes que fizeram as disciplinas equivalentes estão dispensados das disciplinas reformuladas, conforme a correspondência indicada abaixo:

disciplina anterior disciplina equivalente currículo atual
0110247 Animação 2d Animação 2D sem código
0110173 Imagem Digital II 1440153 Imagem Digital II
0590186 História da Animação História da Animação sem código
1440002 Design Sonoro I 1440164 Áudio I
Disciplina obrigatória apenas para estudantes ingressos a partir de 2013/1 1440194 Modelagem Tridimensional de Personagens
1440006 Design Sonoro II 1440165 Áudio II
1440010 Produção Executiva 1440154 Produção Executiva
1440111 Metodologia Pesquisa Científica Audiovisual 1440168 Metodologia Pesquisa Científica Audiovisual
0110214 Seminário de Orientação 1440170 Seminário de Orientação
1440110 Estágio Curricular 1440171 Estágio Curricular
disciplinas sem a possibilidade de exame
No desenho curricular do curso, tendo em vista a natureza do aprendizado teórico-prático que é desenvolvido a partir de alguns conteúdos e a necessidade de contemplar a valorização do processo na formação do futuro profissional, de acordo com o Projeto Pedagógico, alguns componentes curriculares não oferecem a possibilidade de exame para recuperação de nota do estudante ao final do semestre. São eles:

Áudio I (4h/4c)
Áudio II (4h/4c)
Trilha Musical (4h/4c)
Efeitos Sonoros (4h/4c)
Foley (4h/4c)
Direção de arte para Animação (4h/4c)
Agenciamento Profissional (2h/2c)
Produção Executiva (4h/4c)
Imagem Digital II (4h/4c)
Projeto em Animação I (4 horas semanais)
Projeto em Animação II (12 horas semanais)
Estágio Curricular (240 horas)
Seminário de Orientação (12h semanais)
Roteiro I (4h/4c)
Ciclo de Cinema I (4h/4c)
Ciclo de Cinema II (4h/4c)
Ciclo de Cinema III (4h/4c)
Ciclo de Cinema IV (4h/4c)
Ciclo de Cinema V (4h/4c)
Ciclo de Cinema VI (4h/4c)
Ciclo de Cinema VII (4h/4c)
Ciclo de Cinema VIII (4h/4c)
Fotografia (4h/4c)
Videoclipe (2h/2c)
Séries para TV (2h/2c)
Modelagem Geométrica e Visual (4h/4c)
Modelagem Tridimensional de Personagens (4h/4c)
Animação 3D (4h/4c)
Pós-Produção para Animação (4h/4c)
Efeitos Especiais (4h/4c)
Jogos (4h/4c)
Roteiro para Animação (4h/4c)
Introdução à Animação (4h/4c)
Fundamentos do Desenho I (4h/4c)
Fundamentos da Linguagem Visual I (4h/4c)
Animação 2D (4h/4c)
Desenho da Figura Humana (4h/4c)
Storyboard (4h/4c)
Animatic (4h/4c)
Stop-motion (4h/4c)
Direção para Animação (4h/4c)
Animação (4h/4c)
Fundamentos do Desenho I (4h/4c)
Storyboard (4h/4c)
Metodologia de Pesquisa para Audiovisual (4h/4c)
Direção para Animação (4h/4c)
Stop-Motion (4h/4c)
Agenciamento Profissional (4h/4c)
Trailer e Making Of (4h/4c)


creative commons] Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes