home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design


formação complementar

As atividades complementares constituem-se atividades que acontecem fora do eixo de formação específica previsto no projeto pedagógico, mas ligadas ao que é ofertado pela universidade e pelo ambiente acadêmico da área. Esta modalidade dá possibilidades para que outros lugares de desenvolvimento e apreensão do conhecimento sejam contemplados na trajetória acadêmica e na avaliação do estudante.

Para integralização do curso de bacharelado em cinema de animação o estudante deve cumprir o mínimo de 250 horas de atividades complementares que podem ser comprovadas de formas específicas em dependência de cada caso. Encontra-se abaixo a relação de atividades que podem ser consideradas de formação complementar, juntamente com o número máximo de horas para cada atividade e as formas de comprovação:
tabela de parâmetros para as atividades complementares
atividade comprovação
Cursos de Aperfeiçoamento em Animação e Artes Digitais em instituições com CNPJ.

Certificado com discriminação
de horas.
Cursos de língua estrangeira em instituições com CNPJ.
Certificado com discriminação de horas.
Bolsa de Desempenho Acadêmico, Bolsa de Graduação, Monitorias. Certificado com discriminação de horas.
Realização de estágio voluntário ou remunerado não-obrigatório.
Comprovante do estágio com carga horária e período.
Participação em projetos de ensino

Declaração do orientador ou relatório de bolsista.
Participação em projetos de pesquisa.
Declaração do orientador ou relatório de bolsista.
Participação como ouvinte em eventos de pesquisa sobre Audiovisual, Comunicação, Design ou Artes (seminários, congressos).
Certificado com discriminação de horas.
Apresentação de trabalho em eventos científicos: pôster, oral, resumo ou trabalho completo. Comprovante de inscrição e cópia do trabalho impresso.
Publicação em revistas de pesquisa em audiovisual, cinema, animação e áreas de interesse do curso. Cópia da publicação com corpo editorial em anexo
Publicação em revistas técnicas ou de gestão em audiovisual, cinema, animação e áreas de interesse do curso. Cópia da publicação.
Participação em projetos de extensão da UFPEL ou de outras instituições de ensino superior. Declaração do coordenador.
Participação como ouvinte em eventos sobre o mercado de Audiovisual. Certificado com discriminação de horas ou comprovante.
Participação em palestras sobre audiovisual. Relatório da palestra
Participação em festivais de cinema, como ouvinte. Comprovante
Realização em audiovisual nas diversas modalidades: cinema, vídeo, jogos eletrônicos, publicidade, aberturas para TVs e animações. Comprovante


como fašo para validar minhas comprovações?


Você deve entrar em contato com o colegiado e marcar um horário para levar os comprovantes originais, apenas os originais. Os comprovantes serão digitalizados e autenticados e ficarão registrados como atividades complementares de acordo com o parâmetro expresso nas tabelas. Procure guardar os comprovantes e levá-los em bom número para dinamizar o trabalho.
conceitual design